Fundação Fé e Alegria participa da Campanha de Doação do Imposto de Renda
09/04/2021 10:37 em Novidades

 

Solidariedade. Este é o convite que a Fundação Fé e Alegria que atua em Montes Claros, desde 2003 faz neste mês de abril, aos contribuintes do Imposto de Renda para participarem da Campanha de Doação.

O objetivo é sensibilizar e motivar as pessoas a destinarem parte do Imposto de Renda para a entidade, a fim de contribuir com ações desenvolvidas com aproximadamente 300 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que realizam atividades de contraturno escolar como dança, música, artes, esportes, informática e rádio.

 

Destinação

Por meio do Fundo da Infância e Adolescência, o FIA, a pessoa física pode destinar até 3% do Imposto de Renda para instituições sociais. A destinação dos recursos para o FIA não interfere em outras deduções e não gera custos para o doador.

Assim, a destinação poderá diminuir o imposto a pagar ou aumentar a restituição do contribuinte, ou seja, mesmo que tenha valores a restituir, há possibilidade de destinar. A Pessoa Jurídica, optante pelo Lucro Real, pode destinar 1% do Imposto devido durante o ano calendário, no momento do efetivo pagamento do Imposto, conforme a forma de tributação da empresa.

A doação beneficiará um projeto social e o contribuinte não precisa gastar nada a mais, pois trata-se de uma destinação do imposto devido. Havendo imposto a pagar, o valor será integralmente deduzido. Se o contribuinte tiver direito à restituição, receberá o valor corrigido.

Incentivo

Segundo a coordenadora da Fundação, Fernanda Ariele da Silva, a entidade atende crianças e adolescentes residentes na região do Grande Independência, que compreende os bairros Carmelo, Independência, Santa Laura, São Bento, Acácias, Nova Suíça, Santos Dumont, Monte Carmelo e adjacências.

Ela esclarece que devido a pandemia em decorrência do novo coronavírus, as atividades presenciais estão suspensas, mas a entidade realiza ações humanitárias, por meio da doação de cestas básicas, materiais de higiene pessoal e de limpeza para as famílias das crianças e adolescentes assistidos.

 De acordo com Fernanda, as destinações ao longo da atuação da entidade em Montes Claros, contribuiram para o melhor desempenho do trabalho aos educandos e às famílias.

“Só podem fazer doações aquelas pessoas que declaram Imposto de Renda no formato completo. Caso o IR não seja destinado a alguma entidade, irá para o governo. Dessa forma, convido a todos para participarem desta campanha e ajudarem a construir uma sociedade mais justa e solidária” – salienta.

O contribuinte que tiver alguma dívida de como fazer essa destinação, pode entrar em contato com a Coordenadoria da Fundação pelo telefone: (38) 988221671.

O passo a passo de como realizar a doação dentro do Programa da Declaração do Imposto de Renda pode ser acessado pelo link https://youtu.be/zJ0TMDKGIME.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!