Fé e Alegria Marambaia - RJ realiza oficina "Transversalidade e Interdisciplinaridade"
31/08/2017 15:44 em Novidades

No dia 30 de agosto a Fé e Alegria Marambaia - RJ realizou, em parceria com a Solidariedade França Brasil, a oficina “Transversalidade e Interdisciplinaridade na Primeira Infância” para educadores sociais, comunitários e outros atores sociais da primeira infância, tais como assistentes sociais, pedagogos e acadêmicos.

Reconhecer a concretude das ações pedagógicas com as crianças a partir de valores éticos e estético: este foi um dos objetivos do projeto, que prezou ainda em reafirmar a concepção de criança como sujeito social que produz e é produzido na cultura para o entendimento da riqueza da diversidade e respeito à singularidade; Reconhecer a pluralidade de saberes de todos como eixo básico da educação infantil e promover o debate sobre os conceitos de observação, vínculo e organização no processo pedagógico com crianças pequenas.

Através da dinamizadora Cláudia de Carvalho Leão (influenciadora na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71), que proporcionou um dia de significativas experiências, as 20 educadoras participantes vivenciaram temas transversais a serem trabalhados com as crianças baseando-se na abordagem de Emmi Pikler (autora de obras como "O que sabe fazer seu filho", era pediatra e dedicou sua vida a dirigir uma instituição de acolhimento a crianças carentes e abandonadas).

O foco dessa metodologia é que os educadores trabalhem num ambiente que permita à criança desenvolver plenamente suas capacidades motoras. A criança, assim como o adulto, tem necessidade de mover-se em liberdade, experimentando constantemente suas competências de exploração do mundo. A partir dessa abordagem os educadores participantes realizaram atividades a partir dos conceitos de Acolhimento, Observação e Organização.

 

Confira as fotos!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!