Unimontes completa 61 anos com avanços e desafios: “queremos que todos nos ajudem a construir uma universidade melhor”, conclama reitor
23/05/2023 16:36 em Novidades

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comemora nesta quarta-feira (24/05), 61 anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas. A Unimontes resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada por meio da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962. Mantida pelo Governo do Estado, a Universidade oferece ensino gratuito, com 11 campi nas regiões Norte de Minas, Noroeste do estado e Vale do Jequitinhonha, além dos cursos do campus-sede.

A data será celebrada com a exposição “FUNM/Unimontes – 61 anos: Uni – vidas através da educação nos Montes do sertão”, organizada pela Diretoria de Documentação e Informações, no hall da Biblioteca Central Antônio Jorge, no campus-sede. Está marcada para as 8 horas a solenidade de abertura oficial da exposição, que prosseguirá até 31 de maio.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressalta a importância da comemoração do aniversário da instituição e destaca o empenho dos integrantes da comunidade acadêmica para a melhoria constante das atividades de ensino, pesquisa extensão e da prestação de serviços à população. “Foram muitas realizações nesses 61 anos. Hoje, quero agradecer a cada professor, cada servidor de carreira e também os trabalhadores terceirizados e acadêmicos que fazem parte dessa história”, afirma o reitor.

“Estaremos sempre juntos para vencer os desafios e buscar novas conquistas para a universidade. Queremos que todos nos ajudem a construir uma universidade melhor”, afirma o professor Wagner de Paulo Santiago, que assumiu o cargo de reitor em 31 de dezembro de 2022, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.

Ele ressalta a relevância do apoio do Governo do Estado, da contribuição das lideranças políticas e comunitária da parceria com as entidades representativas da sociedade organizada nos avanços da Universidade. “Com a participação de todos que querem bem da Unimontes, vamos superar os desafios, implantar novos cursos e outras ações, atendendo as demandas das regiões onde atua a nossa instituição”, afirma o professor Wagner de Paulo Santiago.

O reitor lembra que tem uma história vinculada à Unimontes, onde concluiu o curso de graduação (Ciências Contábeis) e atua como docente há 28 anos. “Aqui pude conquistar minha graduação, ser professor e acompanhar de perto grande parte da evolução da universidade e das pessoas que, assim como eu, tiveram suas vidas transformadas pela educação”, descreve.

 

Exposição apresenta a história do ensino superior regional

Conforme explica a diretora de Documentação e Informações, professora Filomena Luciene Cordeiro Reis, a Exposição “FUNM/Unimontes – 61 anos: Uni vidas através da educação nos Montes do sertão” apresenta a história da instituição superior desde a sua criação em 24 de maio de 1962, por meio da Lei Estadual 2.615, de autoria do ex-deputado estadual Cícero Dumont, que criou a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, até os dias atuais.

“A  exposição  reporta a missão da Instituição que visa “contribuir para a melhoria e a transformação da sociedade, atender às aspirações e aos interesses de sua comunidade e promover o ensino, a pesquisa e a extensão com eficácia e qualidade””, enfatiza a professora Filomena Cordeiro.

A exposição conta com materiais do acervo da Diretoria de Documentação e Informações, entre os quais, fotografias que mostram a memória da instituição superior com registros de prédios antigos, funcionários, atividades e acontecimentos marcantes. Um deles foi o processo de estadualização da universidade.

Reúne também documentos, como a ata da reunião realizada na casa do farmacêutico Mário Versiani com o objetivo de implantar efetivamente a Universidade de Montes Claros, datada de 25 de julho de 1962. Outro destaque a mostra é representado pelas fotografias dos dirigentes da FUNM/Unimontes.

Melhoria de ensino e avanço na pesquisa

 

A Universidade Estadual de Montes Claros completa 61 anos de existência com a ampliação das ações de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão e novos desafios nas áreas de inovação e tecnologia.  Também se destaca na prestação de serviços à comunidade, especialmente, na área da saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria – HU – Unimontes.

Os avanços da Unimontes são espelhados nos números de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. A Universidade conta com mais de 12 mil alunos matriculados nos cursos de graduação (presenciais e a distância), técnico-profissionalizantes e pós-graduação Lato Sensu e Stricto sensu.

O quadro de pessoal da instituição é formado por 2.990 integrantes, sendo 1.035 professores, 1.494 servidores efetivos e 461 funcionários terceirizados.

Dos seus docentes, 515 possuem título de doutor e outros 350 professores são mestres, demonstrando o alto índice de titulação docente, o que repercute na melhoria da qualidade do ensino.  Isso foi mostrado recentemente com a elevação do Índice Geral de Cursos (IGC) da Unimontes de 3 para 4. O IGC é um índice de avaliação do ensino superior medido pelo Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Estadual de Montes Claros também incrementa a pesquisa, com 197 projetos de investigação científica e tecnológica em andamento, 174 linhas de pesquisa e 44 grupos de pesquisa.

Numa demonstração dos bons resultados e dos avanços na área científica, um grupo de professores e pesquisadores da Unimontes teve um trabalho aprovado e apresentado no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Realizado em Nova York, no período de 2 a 4 de maio, o evento está inserido nas discussões da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Foi apresentado no Fórum da ONU o documento intitulado “Cities and Covid-19: challenges and strategies based on the Brazilian case” (Cidades e COVID-19: desafios e estratégias baseadas no caso Brasileiro”. O relatório foi produzido pela Rede Colaborativa de Pesquisa em Sustentabilidade Urbana & Direito à Cidade, que visa promover a sustentabilidade e o planejamento urbano adequado.

A Unimontes conta com 137 programas de extensão em andamento, com o atendimento anual a cerca de 500 mil pessoas com as ações desempenhadas por seus acadêmicos e professores. Um dos destaques dos serviços da instituição é a assistência estudantil, implementada com recursos do Governo do Estado e que garante o atendimento prioritário a alunos de baixa renda, garantindo a permanência deles nos cursos de graduação até o recebimento do diploma superior.

Na área de saúde, o Hospital Universitário Clemente de Faria oferece assistência gratuita à população, bancado 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS). O HU-Unimontes realiza, em média, 557 mil procedimentos médico-hospitalares anuais.

 

O reitor da Unimontes, Prof. Wagner de Paulo Santiago ao lado do vice-reitor, Prof. Dalton Caldeira Rocha

Foto/Crédito: Ascom/Neto Macedo

COMENTÁRIOS