Fundação Fé e Alegria realiza ações de mobilização ao Enfrentamento da Violência Sexual e à Exploração de Crianças e Adolescentes
17/05/2023 16:50 em Novidades

 

 

A Fundação Fé e Alegria/Unidade Montes Claros, tem realizado ao longo do mês de maio, várias ações em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, que marca uma conquista pela luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

 De acordo a assistente social, Nasta Hanna Souza e Silva, esse ano faz 50 anos do assassinato da menina “Araceli Crespo”, da qual foi instituída esta mobilização a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade. “– O Caso refere-se à morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual,” - pontou a assistente social.

Ainda segundo a assistente social, as ações estão sendo desenvolvidas, na unidade, por meio do SCFV- Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, em conjunto com as educadoras Araceli Oliveira e Janaina Gonçalves, que fazem parte dos projetos de Ciclos Formativos e Cidadania em Foco.  Crianças, adolescentes, mulheres do curso de costura criativa e a comunidade são os contemplados destas atividades lúdicas, interativas e de formação, sobre  a importância de conhecerem os direitos e  garantias para um  desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Para isso, conforme a educadora social, Araceli Oliveira, uma programação especial foi pensada para ser trabalhar durante as oficinas com os (as) educandos ( as), as famílias e a comunidade. "- As atividades estão sendo realizadas com a confecção do símbolo da Campanha do 18 de maio, Faça Bonito, historinha contada , leitura do livro “Não me toca, seu Boboca”, reprodução do vídeo, trilha de proteção em formato de jogo educativo sobre mitos e verdades sobre o abuso e à exploração sexual, roda de conversa, dados e informações sobre a violência sexual envolvendo crianças e adolescentes e para concluir um encontro socioeducativo com a mesma temática, destinada para a família e a comunidade"- acrescentou a educadora.

 

Lucas Britto Leite, de 11 anos, é um dos educandos que participou das atividades. Para ele, a experiência foi única. "- Eu gostei muito, foi um momento que tivemos a oportunidade de aprendermos brincando, assuntos que na maioria não sabia", - disse.

Outro educando que enfatizou sobre a importância de falar sobre este assunto foi Daniel Patrick Freitas da Cruz, de 14 anos. "-  Eu aprendi muito sobre o 18 de maio, entendi mais sobre meus direitos e deveres como adolescentes e como me defender e ajudar alguém em situação de violência”, afirmou.

 

 Símbolo

 A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências.

Conforme a assistente social, a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas. “- Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros”, - complementou.

Dados do disque 100- Canal de denúncias de casos de violações de direitos humanos, entre janeiro e março de 2023, mais de 121,5 mil denúncias de violações de direitos humanos foram registradas pela plataforma Disque 100.

 De acordo com a a educadora social, Janaina Gonçalves, é importante esclarecer que a criança ou adolescente  são considerados sujeito de direitos e é obrigação de todos, zelar em prol pela defesa e proteção de ciranças e adolescentes. "- Toda violação seja no ambiente familiar ou não é considerado crime e infelizmente apesar de tantas campanhas, mobilizações os caso de violência, abuso ou exploração sexual continua sendo algo recorrente", - afirmou.

 Prova disso, que a educanda do curso de costura criativa, Viviane Alves Pereira, relatou que as atividades realizadas neste período foram enriquecedoras. "- Foi um momento para termos mais conhecimento e informações sobre o dia 18 de maio, e assim termos consciência e compromisso de proteger nossas crianças e adolescentes"-. finalizsou.

Programação

08/05 e 12/05

 Atividade direcionada para as crianças

 Confecção do símbolo da Campanha 18 de maio (flor).

15/05 e 19/05

Atividades direcionada para as crianças

 Historinha contada: Origem do 18 de maio- Conto infantil em memória do " Caso Araceli"

Leitura do Livro " Não me toca, seu boboca - Andrea Taubman

Rodinha de conversa -  Esquecer é permitir, lembrar é combater!

Reprodução do Vídeo “Defenda-se".

Semáforo do toque. Trabalho com semáforo lúdico do corpo, onde as crianças possam identificar onde podemos ou não permitir que toquem o corpo.

16/05 e 18/05

Atividade direcionada para os adolescentes

 Trilha da Proteção. Um jogo educativo com perguntas voltadas à mitos e verdades sobre o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Criação de um folders informativos com os dados importantes sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

16/05 e 17/05

Atividade direcionada para as mulheres - Curso de costura criativa

A proposta é fazer uma reflexão sobre o Dia Nacional de Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, com uma roda de conversa com a mulheres, com o intuito de proporcionar visibilidade ao assunto, sensibilizá-las sobre a importância do tema, identificando e prevenindo situações de risco. Além disso, apontar dados e informações sobre os casos de violência envolvendo crianças e adolescentes em Montes Claros e no Brasil.

 18/05

  Atividade direcionada para às famílias e comunidade

Encontro Socioeducativo - Seminário sobre o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes.

 

COMENTÁRIOS