Hospital Dilson Godinho realiza ação no Abril Verde
03/05/2023 15:05 em Novidades

Desde 2003, esse mês é marcado por uma campanha internacional que insiste na importância da prevenção de acidentes e doenças profissionais

Abril é o mês dedicado à prevenção de acidentes no trabalho. O Hospital Dilson Godinho aproveitou a data para chamar a atenção de todos os seus colaboradores com uma ação envolvendo o setor Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (CIPA). Além do Hospital Dilson Godinho, a ação também ocorreu na Unidade do HDG, em Salinas, que oferece o serviço de nefrologia e o serviço de extensão em oncologia (quimioterapia).

A ação aconteceu na manhã da última sexta-feira (28/4), durante o café dos funcionários na copa. A equipe do SESMT e CIPA realizaram a distribuição de brindes em uma ação voltada para perguntas e respostas sobre os cuidados com a saúde e segurança no ambiente de trabalho. Além de distribuição de panfletos educativos.

“Nossa ação Abril Verde resultou em um saldo positivo, em que os trabalhadores do Hospital Dilson Godinho interagiram com as brincadeiras, e ao mesmo tempo, de forma lúdica e participativa, chamamos a atenção para a necessidade de prevenir, todos os dias, acidentes no ambiente de trabalho e não apenas no mês de abril. A ideia do nosso setor é trabalhar essa consciência de forma constante em nossos funcionários”, destacou Silene Cruz, tecnóloga em Segurança do Trabalho do SESMT.

O representante da CIPA, Maicon Dardiego Lopes Barbosa explicou que a ação marca o Abril Verde em todo o Brasil e ressalta a importância de também levar as informações não apenas para trabalhadores, mas pacientes e acompanhantes.

“Para nós, membros da CIPA, abril é um mês especial, pois marca de forma categórica, as ações de prevenção aos acidentes de trabalho, com campanhas em todo o país. Aproveitamos a ação em conjunto com o SESMT para conscientizar tanto colaboradores quanto pacientes e acompanhantes dentro do HDG, sobre a prevenção e os cuidados no ambiente de trabalho”, destacou Maicon Dardiego.

Abril Verde

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas à função laboral. Desde 2003, o mês é marcado por uma campanha internacional que insiste na importância da prevenção de acidentes e doenças profissionais.

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) e 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil, entre 2012 e 2022.

Dicas para prevenir acidentes de trabalho

•          Participe de treinamentos ou diálogos envolvendo a todos sobre como prevenir acidentes de trabalho;

•          Adote e incentive o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);

•          Participe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);

•          Participe da Brigada de Emergência;

•          Mantenha áreas de circulação desobstruídas;

•          Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes;

•          Não improvise ferramentas;

•          Não retire os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos;

•          Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades;

•          Ao sentar, verifique a firmeza e a posição da cadeira;

•          Não deixe objetos caídos no chão;

•          Cuidado no descarte de medicamentos e resíduos hospitalares. 

 

Ascom:  Wesley Gonçalves

COMENTÁRIOS