Guarda Municipal recebe treinamento para combater a homofobia
28/03/2023 09:27 em Novidades
 

A Prefeitura de Montes Claros, através da integração das secretarias municipais de Defesa Social, Planejamento e Gestão e em parceria com o Movimento LGBTQIA+ dos Gerais (MGG) e da OAB Diversidade, realizou na tarde dessa segunda-feira, 27, um evento de capacitação dos agentes da Guarda Municipal. Com o tema "Direitos Humanos e Acolhimento Familiar da População LGBTQIA+", o encontro teve o apoio também da Câmara dos Vereadores.

O objetivo da capacitação é orientar os guardas municipais no combate aos efeitos da discriminação homofóbica, principalmente na maneira de atuar nas ocorrências envolvendo a população LGBTQIA+.

O presidente do MGG, José Cândido Filho, o Candinho, comemorou: “hoje é um dia histórico para o nosso público, com a Prefeitura de Montes Claros realizando essa capacitação para os Guardas Municipais. Estamos debatendo a forma de como combater a homofobia”.

O secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves, destacou que a Guarda Municipal de Montes Claros já tem uma atuação de respeito e tolerância. “A nossa Guarda Municipal é uma das guardas mais respeitadas do interior do Brasil. Ela vive um novo momento, um momento de novas conquistas. E o respeito a esse público mostra a preparação dos nossos servidores”, comentou.

Clodoaldo da Silva Santos, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da 11ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), afirmou: “o trabalho da Guarda Municipal é de fundamental importância. E levar esse debate para esses profissionais começa a quebrar paradigmas com esse público LGBTQIA+. Repassar as orientações para esses profissionais serve também para resguardar os direitos desses servidores”.

Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, representou o prefeito Humberto Souto no evento. Ele enfatizou que a Guarda Municipal tem hoje “um grande reconhecimento da população de Montes Claros. Por isso a Guarda recebe investimentos em todas as áreas do conhecimento, para podermos reforçar que todo cidadão tem os mesmos direitos. Precisamos manter o respeito e tolerância”.
 
Texto e Fotos: Rubens Santana 
 
COMENTÁRIOS