Hospital Dílson Godinho realiza procedimento inédito de implante de TAVI
28/03/2023 09:22 em Novidades

 

O Hospital Dílson Godinho (HDG) realizou na manhã da última segunda-feira (27/3), procedimento inédito de implante de prótese de última geração durante uma cirurgia endovascular, em paciente de 78 anos.

A paciente sofria há alguns anos de problema cardíaco, com piora nos últimos meses. O método utilizado no tratamento contra a estenose aórtica degenerativa, doença caracterizada pela obstrução da estrutura cardíaca que abre e fecha, regulando a passagem do sangue do coração, foi o implante de uma prótese de última geração.

O Implante Percutâneo de Válvula Aórtica ou Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI, do inglês transcatheter aortic valve implantion), possibilitou a correção da válvula afetada pela estenose aórtica.

As siglas TAVI e TAVR são amplamente utilizadas em todo o mundo para a realização deste procedimento. Na cirurgia foi usada a prótese “Acurate Neo2”, a mais moderna atualmente, “o que representa um enorme avanço para a medicina em todo o Norte de Minas”, explica o médico hemodinamicista Gustavo Albuquerque que coordenou a cirurgia inédita no Hospital Dílson Godinho (HDG).

 

Estenose aórtica

A estenose aórtica degenerativa é a doença valvar mais frequente em países desenvolvidos. Ela ocorre em cerca de 5% das pessoas com mais de 75 anos e decorre da calcificação dos folhetos da valva, dificultando a saída do sangue do coração para a aorta.

Entre os sintomas mais comuns estão dor no peito, cansaço ou desmaios. Sua evolução para um quadro agravante é ainda pior, o que pode levar os acometidos por essa enfermidade à morte, caso não sejam adequadamente tratados.

 

HDG em condições de oferecer o procedimento no norte de Minas

A cirurgia coloca o Hospital Dílson Godinho em condições adequadas para oferecer esse procedimento em Montes Claros, sendo a primeira a acontecer em todo o norte de Minas utilizando esse moderno implante de valva aórtica por cateter.

O médico hemodinamicista Gustavo Albuquerque, explica que a cirurgia é inédita no HDG e representa um grande avanço para a medicina local, especialmente por se tratar de uma cirurgia de última geração com a mais moderna prótese do mercado.

“O procedimento com essa prótese é inédito e transcorreu dentro do esperado por toda a equipe que participou, sendo um sucesso. Resolvemos um problema cardíaco grave, sem a necessidade de cortes ou anestesia geral. É realizado o implante de uma nova válvula cardíaca pela virilha, com um cateter. É muito importante que a sociedade norte-mineira saiba que o HDG tem condições adequadas e uma equipe treinada para oferecer esse procedimento a outros pacientes”, explicou o médico Gustavo Albuquerque.

O diretor-administrativo da Fundação de Saúde Dílson de Quadro Godinho, mantenedora do Hospital Dílson Godinho, Éder Tadeu Pinheiro Brandão, é cardiologista e participou do procedimento cirúrgico como ecocardiografista. Ele ressaltou a cirurgia como um importante marco para a cardiologia não apenas em Montes Claros, mas em todo o cenário regional.

“O implante da prótese Acurate Neo2, representa um marco na medicina moderna para o Hospital Dílson Godinho. A cirurgia transcorreu de forma tranquila e foi um sucesso. Agora, estamos aptos a oferecer a outros pacientes que tenham o mesmo quadro avançado de estenose aórtica. Ganham o HDG e o norte de Minas. Mas ganham, principalmente, os pacientes”, finalizou o diretor-administrativo.

 

O que é TAVI?

O implante de valva aórtica por cateter é uma técnica endovascular, minimamente invasiva para tratar a estenose da válvula aórtica. Ele acontece através da virilha com anestesia local, sendo a prótese levada até o coração por um cateter e fixada no local da válvula aórtica doente.

 

Tempo de Recuperação

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, sem cortes, que pode ser realizado com anestesia local, o tempo de hospitalização e curto. Em aproximadamente dois dias, o paciente já pode ser liberado e em uma semana, ele já está apto a reassumir suas atividades habituais, sem exageros. 

 
Texto e fotos: Ascom/HDG
COMENTÁRIOS