Sociedade Rural elege nova diretoria
07/03/2023 13:31 em Novidades

“É com muito orgulho e alegria que assumo hoje a Presidência da Sociedade Rural de Montes Claros. Agradeço a confiança de todos e espero estar à altura da responsabilidade que me é confiada”, José Henrique de Carvalho Veloso, presidente eleito, Sociedade Rural de Montes Claros 

A Sociedade Rural de Montes Claros realizou a Assembleia Geral Ordinária, nesta segunda-feira (06), no auditório Osmani Barbosa, objetivando apresentar o relatório de atividades do ano 2022, prestar contas do exercício e eleger a diretoria para o biênio 2023/2024. 

O pecuarista José Moacyr Guimarães Basso deixou o cargo e quem assume é o produtor rural, José Henrique de Carvalho Veloso. 

“Quero nesse momento parabenizar o presidente eleito e toda a sua diretoria pelo desprendimento em oferecer seu tempo e dedicação em prol dessa magnifica entidade, que nos defende há quase 80 anos. Fico muito feliz em me ver sucedido na presidência por pessoa capacitada e centrada como é José Henrique Veloso e trazendo consigo o apoio dessa diretoria que é a mesma que esteve comigo, com exceção de algumas perdas que sentiremos profundamente, mas também com aquisições valiosas, dando sequência a renovação e mostrando o interesse pela entidade. Foram dois anos de muita alegria, companheirismo, realizações e bons relacionamentos. Desejo à nova diretoria muito sucesso e que Deus esteja conosco. Obrigado!”, finalizou José Moacyr. 

Num discurso emocionado, citando a sua história com a Rural, os desafios, as perspectivas da agropecuária e a 49ª Expomontes, José Henrique ressaltou que vai dedicar o tempo dele e a capacidade para corresponder ao anseio de todos. Ele agradeceu a Diretoria por ter aceitado o convite dele para liderar a instituição. Graduado em Engenharia Mecânica, ele faz parte da Rural desde 1993. Há 13 anos se dedica integralmente as atividades ligados ao campo. 

“Sinto-me parte dessa entidade desde a sua fundação, quando, já na 1ª diretoria, o meu avô, João Antônio Pimenta de Carvalho, era um dos seus integrantes; na 4ª e 5ª  foi presidente. Também tiveram participações expressivas nesta entidade o meu tio, Félix Alexandre Pimenta de Carvalho, e o meu pai, Henrique Veloso Neto. Este por sua vez, cumprindo uma missão da classe rural de avaliar,  no Sul do País, cooperativas de carne, com modelos que pudessem ser adaptados à região, retornou de lá com a semente do cooperativismo de crédito que germinou na nossa Credinor. Minha chegada à entidade foi em 1993, na gestão do Rômulo L’Abbate e, paralelamente, participei da fundação e da 1ª diretoria do Núcleo do Cavalo de Montes Claros. Em seguida, colaborei com  outras gestões”, destacou José Henrique. 

Para ele, todas com vultosa contribuição à classe rural e a entidade. 

“Está impregnando em mim um grande sentimento de pertencimento a este setor, que tem contribuído de forma vigorosa para o desenvolvimento do País. Por último, participei com muito orgulho da diretoria do amigo e presidente Moacyr Basso, produtor rural genuíno, entusiasta da nossa atividade e da nossa Sociedade Rural, que liderou com enorme sucesso uma das mais exitosas gestões desta entidade”, discorreu o Presidente. 

Conforme explicou José Henrique, é necessário manter o olhar atento às necessidades e demandas da classe, atuando politicamente junto ao Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, exemplarmente conduzido por José Avelino, junto a Faemg e CNA e parceiras locais, as importantes entidades de classe que atuam na região. 

“Precisarmos estar unidos para vencermos as adversidades que haveremos de encontrar. Precisamos levar as pessoas a real compreensão da importância do trabalho do nosso produtor rural, trabalho este que levou o País a ocupar as posições mais elevadas na produção de alimentos no mundo, e que tem auferido importantes receitas ao Brasil, alimentando o desenvolvimento e o progresso. Ao mesmo tempo que esse produtor destaca-se na produção ele também ocupa uma posição de destaque na proteção ambiental, fato esse que muitas vezes, não merece da comunidade, o seu justo reconhecimento, muito pelo contrário, sofrendo injustas acusações. Precisamos combater as falsas narrativas criadas contra o setor, levando e comunicando a verdade sobre a atividade sempre que tivermos oportunidade”, afirmou o líder rural. 

De acordo com José Henrique, é o momento também de direcionar o olhar para dentro da ‘nossa casa’. 

“Esse grandioso Parque de Exposições, um dos melhores do País, construído de forma admirável por aqueles que nos antecederam, e que tem servido de esteio forte para direcionarmos de forma sustentável os destinos da nossa atividade. Precisamos iniciar um trabalho de recuperação dele, preparando e adequando este espaço para o futuro, para que as próximas gerações tenham condição de continuar esse importante trabalho de apoiar o homem do campo na sua louvável missão de alimentar o mundo”, citou e fez referência aos dois diretores que faleceram: Antônio Soares Dias e Jair de Sá Miranda”. 

O Presidente eleito encerrou as suas considerações convidando os diretores, colaboradores, expositores, parceiros e a toda a nossa comunidade, a participarem da Expomontes 2023 e realizar juntos, ‘a maior exposição de todos os tempos’.

Compõem o grupo, cinco novos associados da entidade, Eduardo Pimenta Peres, Rafael Pereira de Carvalho Veloso, Paul Bernardina de Miranda, Danilo Colares de Araújo Moreira e Otaviano de Souza Pires Neto. 

 

Texto: Andréa Fróes 

Crédito das fotos: Solon Queiroz

 

 

COMENTÁRIOS