Infestação em Minas é geral
03/03/2023 11:31 em Tecnologia

Em Montes Claros, Prefeitura intensifica ações contra o Aedes e convoca população para o combate

 

Não há como negar: Minas Gerais enfrenta uma situação crítica frente ao grande número de casos de dengue e chikungunya registrados esse ano. Fatores climáticos explicam o aumento da infestação do Aedes aegypti, com as fortes e prolongadas chuvas que caíram no estado provocando a eclosão dos ovos do inseto e o clima quente acelerando o ciclo de vida do mosquito. 

Montes Claros, infelizmente, não é uma exceção, o que levou o Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate à Dengue a realizar, na manhã desta quarta-feira, 1, mais uma reunião para debater estratégias para sensibilizar a população sobre a importância da eliminação de focos e larvas do mosquito.

O encontro foi realizado na sede da Nova Prefeitura e contou com representantes do Executivo Municipal, da Câmara dos Vereadores e de instituições públicas e privadas que atuam no combate ao mosquito. 

Uma das ações acordadas será a realização de um "Dia D" no dia 18 de março. O mutirão de limpeza vai recolher uma grande quantidade de materiais inservíveis das casas, evitando o aparecimentos de criadouros do mosquito.

Durante a reunião a secretária de Saúde da Prefeitura, Dulce Pimenta, apresentou dados consolidados e as ações que estão sendo desenvolvidas por toda a cidade no combate ao Aedes, sobretudo para conscientizar os moradores que mais de 96% dos focos são encontrados nas residências. “Vamos intensificar ainda mais as ações, mas a população precisa compreender que ela é o principal soldado nessa guerra. Estamos intensificando o uso do fumacê, mas ele elimina o mosquito por no máximo três dias. Se houver focos do Aedes, o ciclo de transmissão continua. Por isso é importante sensibilizar a população, e os agentes de combate a endemias estão levando informações e pedindo a conscientização de todos”, disse.

Algumas das principais medidas que você pode adotar na sua casa são:

 - providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;

- limpar semanalmente os ralos e usar neles telas de malha fina;

- destinar o lixo para coleta pública;

- escoar a água dos pratos de plantas;

- limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.

 

Texto e Fotos: Rubens Santana

 

COMENTÁRIOS