SES-MG repassa ao Norte de Minas 36,6 mil doses de vacinas Coronavac para crianças e adolescentes
25/01/2022 14:02 em Tecnologia

Nesta terça-feira, 25, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) repassou às unidades regionais sediadas em Montes Claros, Januária e Pirapora a primeira remessa de vacinas Coronavac destinadas à aplicação da primeira dose em crianças com idade entre 6 e 11 anos e para adolescentes na faixa etária até 17 anos. Ao todo, 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas e que estão jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e às Gerências Regionais de Saúde – (GRS) de Januária e Pirapora receberam 36 mil 640 doses de imunizantes.

Nos dias 17 e 20 deste mês as secretarias de saúde do Norte de Minas receberam 24 mil 740 doses de vacinas da Pfizer para aplicação da primeira dose em crianças.  

Como nesta terça-feira a SRS de Montes Claros recebeu vacinas contra a covid e imunizantes que regularmente são repassados aos municípios, a separação das vacinas será concluída nesta quarta-feira visando conciliar a logística de entrega com as secretarias de saúde na quinta-feira, 27. 

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes explica que a 79ª Nota Informativa – Vacina Coronavac para Crianças e Adolescentes Não Imunocomprometidos – publicada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) define que a dosagem a ser aplicada no público alvo é a mesma já usada em adultos. O intervalo entre a primeira e a segunda dose será de 28 dias.

Entre as recomendações repassadas às secretarias municipais de saúde estão:  realização da vacinação de crianças em ambiente específico e acolhedor. Não havendo disponibilidade de infraestrutura para essa separação, que sejam adotadas todas as medidas para evitar erros de vacinação.

Outra orientação é que a vacina contra a covid não seja administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, com intervalo de 15 dias. Os profissionais de saúde também deverão informar aos pais ou responsáveis pelas crianças os principais sintomas esperados; que se trata da vacina Coronavac, além de mostrar a seringa a ser utilizada e o volume que será aplicado.

Os profissionais de centros de saúde e hospitais devem estar atentos e preparados para atender e captar eventuais eventos adversos pós vacinação em crianças. Os municípios também deverão adotar um programa de monitoramento capaz de captar os sinais de interesse em farmacovigilância.

DISTRIBUIÇÃO

Para 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros serão repassadas 23 mil 860 doses de vacinas Coronavac. Já 25 municípios que compõem a área de atuação da GRS de Januária vão receber 9 mil 580 doses de imunizantes. Por outro lado, sete localidades da GRS de Pirapora receberão 3 mil 200 doses de vacinas.

COBERTURA

Nesta terça-feira, 25, o painel vacinômetro mantido pela SES-MG contabilizou que 1 milhão 122 mil 832 pessoas residentes no Norte de Minas já tomaram as duas doses de vacinas contra a covid-19 (AstraZeneca; Coronavac; Pfizer) ou a dose única da Janssen. Isso representa 77,71% da população residente em 86 municípios. Já a aplicação da dose de reforço (terceira) alcançou 15,59% da população (225 mil 207 pessoas).

Por outro lado, o percentual de pessoas que tomou a primeira dose de vacina contra a covid aumentou para 85,59%. Ao todo 1 milhão 236 mil 743 pessoas residentes no Norte de Minas já foram contempladas com o recebimento de uma dose de vacina. 

 

FOTO: Fábio Marchetto/SES-MG

Ascom : SRS

COMENTÁRIOS