Programa da Prefeitura mostra como ter acesso a direitos e cidadania
16/02/2023 08:15 em Novidades


O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) da Prefeitura de Montes Claros tem como objetivo apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Central, localizado ao lado da Casa da Cidadania, desenvolve o programa com cerca de 30 famílias, que foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Conselho Municipal do Idoso ou pela Vara de Família, além de demanda espontânea identificada pelos técnicos dos CRAS. São quatro grupos, que se reúnem uma vez por mês, na Casa da Cidadania, e abordam temas diversos, através de rodas de conversa e dinâmicas com assistentes sociais e psicólogos.

De acordo com a assistente social Orlinda Patrícia Tolentino, já foram realizadas atividades sobre temas como Benefício de Prestação Continuada (BPC); cuidados para evitar arboviroses, como dengue e chikungunya; a forma de apresentar demandas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e identificação e tratamento da depressão, esse último sugerido pelas próprias atendidas. “O PAIF é um atendimento a longo prazo e ajuda as famílias a superar as dificuldades da vida”, resume a assistente social, lembrando que a iniciativa abrange diversos aspectos relevantes da vida das famílias.

Texto: Attilio Faggi

Foto: Divulgação
COMENTÁRIOS