ACI comemora novas instalações e destaca oferta de espaço para eventos
15/12/2022 10:46 em Novidades

A Associação Comercial de Montes Claros apresentou a casa nova a autoridades, imprensa e parceiros

O dia 12 de dezembro entrou para a história da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros como a data de inauguração da sede da entidade. Após 67 anos funcionando no centro da cidade, a ACI passou a atender à comunidade na Av. Major Alexandre Rodrigues, no Bairro Ibituruna. Com três pavimentos, o prédio oferece maior capacidade para realização de eventos, aluguel de salas para treinamento e área externa para a promoção de feiras de pequeno a médio portes, nos moldes da FENICS.

Com cerca de 1200m² de área construída, o prédio tem três pavimentos, sendo distribuídos em:  área administrativa, sala para treinamento – 100 lugares, auditório com capacidade para 300 lugares, com acesso pelo elevador, e estacionamento interno. O projeto arquitetônico foi doado pelo arquiteto  Dennison Caldeira, que comandou as obras. O diferencial desta nova sede é o espaço para eventos, no estacionamento interno da ACI.  Há a possibilidade de realizar mini-feiras com estandes em área coberta de 500 até 800 m².

Para Leonardo Vasconcelos, presidente da ACI, a entidade terá mais condições de atender às novas demandas da classe empresarial. “Conseguimos evoluir na oferta de produtos e serviços, sempre em busca de mais ferramentas que contribuam para o empresário poder crescer ainda mais. Esta obra representa um marco para a cidade, aqui a comunidade sempre terá as portas abertas para promover mais conhecimento, estratégias e ações em prol do desenvolvimento socioeconômico regional”. 

A solenidade reuniu autoridades do poder público e entidades classistas, imprensa, parceiros e diretoria. Na oportunidade, os diretores cortaram a fita simbólica de inauguração e descerraram a placa do prédio, convidando a todos para conhecerem as instalações. O evento foi ainda mais especial pela homenagem ao ex-presidente Dr. Newton Figueiredo, que nomeou o auditório e descerrou sua fotografia no painel de ex-presidentes. As deferências ao empresário se deram pela iniciativa em retomar o sonho da entidade em construir uma nova sede.

Gislayne Lopes Pinheiro, vice-presidente da ACI, destacou o papel de Figueiredo na entidade. “Que alívio, quando alguém chegou e descortinou uma realidade diferente da que estávamos acostumados, ou seja, antes a ACI não tinha condições de construir a nova sede no terreno doado pelo Município; mas ele veio e nos mostrou, com sabedoria, obstinação, resiliência e ousadia, o caminho que poderíamos percorrer com êxito para chegarmos até aqui; resolveu de pronto a parte burocrática da sede antiga, alocou recursos e ainda nos deu deixou de presente um presidente engenheiro, Leonardo Vasconcelos, e um arquiteto não menos competente, Dennison Caldeira”.

Para Dr. Newton Figueiredo, o momento foi de alegria e emoção. “Sinto-me honrado por ter feito parte deste sonho, através especialmente do apoio do Laboratório Santa Clara, sempre ao lado da ACI”, declarou. “Este momento é o resultado da união de todos em prol de um objetivo maior, que foi esta obra. Meu reconhecimento à dedicação de todos os diretores e colaboradores da Associação Comercial”.

Para o vice-prefeito Guilherme Guimarães, a ACI está de parabéns pelo êxito nesta obra. “Este empreendimento mostra o poder realizador da entidade, e a prefeitura estará sempre do lado de iniciativas que promovam o desenvolvimento local. A ACI tem uma história importante em Montes Claros, desde a construção do antigo ACIMC Hotel, até a doação do projeto de revitalização de trecho da BR-135. Alguns exemplos que ilustram seu poder de integrar as entidades, o poder privado e público pelo bem comum.”

 

História da sede da ACI

Na década de 50, quando a ACI iniciou as atividades sob a batuta de Plínio Ribeiro dos Santos, as reuniões eram realizadas numa sala no antigo Hotel São Luiz. Em 1955, foi construída a sede própria, na Rua Carlos Gomes, na gestão de Antônio Loureiro Ramos, cuja solenidade contou com a presença do então governador, Clóvis Salgado.  Desde então, há quase 70 anos, a ACI funcionava neste mesmo prédio, no centro da cidade.

A partir daquela época, a ACI passou a oferecer um local para palestras, reuniões e debates de interesse da sociedade. Em 1976, o então presidente Dr João Bosco reestruturou as instalações, com novos departamentos e nova fachada, mantida até os dias atuais. Todos os esforços foram em conjunto com os associados, que preocupados com a preparação de mão de obra qualificada para o progresso que aqui se instalava, participavam de cursos e seminários.

Em 2015, os arquitetos Marlú Guimarães e Aliomar Veloso Assis, criaram o primeiro projeto arquitetônico para a sede tão almejada. Contudo, a entidade ainda não estava preparada para tão importante missão, devido à falta de recursos financeiros.  Em novembro de 2017, sob a gestão do presidente da entidade à época, Dr Newton Figueiredo, o sonho da nova sede foi reacendido. O primeiro passo foi rever toda a documentação da sede utilizada há 70 anos, um processo minucioso que contou com o auxílio jurídico da diretora estratégica para assuntos jurídicos, Gislayne Lopes. 

 A pedra fundamental das novas instalações, no bairro Ibituruna, foi lançada por Dr Newton Figueiredo, no dia 25 de março de 2019.  Em março de 2020, Leonardo Vasconcelos tomou posse com a missão de construir a sede.  Passados dois anos e meio do início, as atividades dos colaboradores se transferiram para o novo endereço. O ambiente em modelo de co-working promove maior interação e sinergia entre todos os setores. No local, além do administrativo, há espaço para cursos e treinamentos, e um auditório para cerca de 300 lugares. A acessibilidade é outro diferencial, com elevador e estacionamento interno.

 

Fotos: Solon Queiroz

Texto: Nágila Almeida

COMENTÁRIOS