Lutador montes-clarense Lucas Felipe é destaque em competições nacionais e internacionais
13/09/2022 11:56 em Novidades

Você sabe até onde está disposto a ir atrás de um sonho? Para o montes-clarense Lucas Fellipe Lima, de 25 anos, a resposta está na distância de 8 mil km. Apaixonado pelas artes marciais desde pequeno, o atleta de Jiu Jitsu está nos Estados Unidos em busca de novas oportunidades no esporte. 

Segundo Lucas, tudo começou lá em 2015, quando um amigo o apresentou o Jiu jitsu. "A arte marcial sempre me despertou muito interesse. Antes de conhecer o jiu-jítsu eu já praticava o muay thai. Há sete anos tive a oportunidade de treinar jiu jítsu pela primeira vez, a convite de um amigo, e nunca mais parei", relembra.

Apesar da pouca idade, o atleta já tem acumulado bons resultados na carreira, tanto em solos brasileiros, como em território internacional. Ele conta que com apenas dois meses de treino já começou a competir na faixa branca. A mudança de cores foi evoluindo até ele chegar na tão almejada faixa preta.

"Na faixa roxa (2017) fui aprovado em uma seletiva para fazer parte do projeto FP Golden Team, em Belo Horizonte, do mestre Felipe Pena ‘preguiça’, uma das maiores referências mundiais no cenário do jiu-jítsu, onde tive a experiência de 1 ano. Já na faixa marrom (2019) fui aprovado no Projeto Ágora da Renzo Gracie Orlando, onde tive a experiência de 5 meses nos EUA.  Conquistei muitos títulos no cenário regional, nacional e internacional. Sendo alguns deles Campeão do Belo Horizonte Winter International Open (IBJJF), Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Jiu-jítsu sem kimono (CBJJ), Campeão com e sem kimono do Belo Horizonte Spring International Open (IBJJF), Terceiro colocado no Pan NO GI (IBJJF) em New York, Campeão Miami Fall International Open, Campeão absoluto do Abu Dhabi National Pro (UAEJJ), Campeão sem kimono do Curitiba International Open, Campeão sem kimono do sul-americano de jiu-jítsu (CBJJE)", destacou Lucas.

 Pelos bons resultados já no início da vida esportiva, o montes-clarense foi indicado como Melhor Atleta do ano em 2017, 2018 e 2019, no Troféu Bola Cheia, idealizado pela INTER TV - MG. Agora, em solo americano, Lucas pretende se aperfeiçoar como atleta e tem mostrado bom empenho nas competições que participa na categoria peso médio. 

"Estou passando uma temporada nos EUA para melhorar minha performance, competir e almejar grandes títulos. Represento a equipe Gracie Barra Doral, onde treino atualmente e também sou treinador. Apesar de ter apenas três meses por aqui, já conquistei alguns títulos importantes. Fiquei em terceiro lugar no Austin Summer International Open (IBJJF), Segundo lugar no Orlando Summer International Open (IBJJF) e fui vice Campeão do Grand Slam Miami, um dos campeonatos mais importes da liga de Abu Dhabi. Fiz lutas duríssimas, ganhando de grandes nomes do jiu-jítsu da atualidade", disse. 

Atualmente, Lucas tem se preparado para mais desafios. Só neste segundo semestre ele vai participar de quatro grandes campeonatos, entre eles está: Atlanta Fall International Open (24/09); Miami Fall International Open (22/10); Pan IBJJF jiu-jítsu NO-GI (14/10); e World IBJJF jiu-jítsu NO-GI (14/12). 

 Unidos pelo esporte

A rotina dos treinos é intensa: são dois treinos de jiu-jítsu por dia e ainda preparação física segunda, quarta e sexta. Lucas diz que para dar leveza e  força conta com o companheirismo da esposa Thabita Carla Crispim Macedo, de 24 anos, que também é atleta. Eles se conheceram em 2018, durante os treinos, e desde então dividem o tempo e o amor pelo esporte juntos. 

“Agradeço a Deus por tudo que Ele vem proporcionando na minha vida. Agradeço minha família e amigos, que nunca mediram esforços para me ajudar ao longo dessa trajetória. E a minha esposa Thabita, que desde o início acreditou em mim, apoiou os meus sonhos e sempre me dá forças para seguir em frente. Poder compartilhar dessa experiência com ela é muito gratificante”, declarou-se.

 

Texto: Nátila Gomes

COMENTÁRIOS