Evento marca lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo para municípios de Minas Gerais
24/08/2022 15:04 em Novidades

Ação coordenada pela Sudene busca atrair investimentos e melhorar indicadores sociais das cidades participantes incluídas no programa.

 

O município de Montes Claros será o anfitrião do evento de lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF) em Minas Gerais. A solenidade acontece nesta quinta-feira (25) na unidade do Sebrae, parceiro da Sudene neste programa. O encontro reúne gestores municipais e representantes de instituições federais e bancos. A programação inclui a apresentação de planos de ação da Sudene e dos parceiros da iniciativa para atrair investimentos e melhorar os indicadores sociais dos municípios que integram o projeto.

 

Em Minas Gerais, seis cidades participam do Projeto de Desenvolvimento Federativo: Riacho dos Machados, Lassance, Glaucilândia, Guaraciama, Montes Claros (como cidade polo) e Olhos-d'Água. As cidades foram selecionadas pela Sudene a partir de indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho, além do PIB e do contingente populacional. O município-polo foi escolhido a partir da rede da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Este conjunto de cidades constitui a chamada célula de desenvolvimento federativo.

 

Uma das linhas de ação do projeto a ser apresentado pela Sudene diz respeito à capacitação para gestores públicos e empreendedores. Estão previstas também outras atividades vinculadas ao PDF, como a ampliação da conectividade no território e o apoio a cadeias produtivas estratégicas. Todas estas iniciativas estão associadas a um diagnóstico participativo elaborado pela Sudene junto às gestões municipais para o levantamento de necessidades e potencialidades da economia de cada cidade.

 

A agenda da Sudene em Minas Gerais também inclui uma reunião com empresários locais. O encontro acontece no período da tarde. Na ocasião, técnicos da superintendência apresentam os principais instrumentos da Sudene para o fomento ao empreendedorismo, incluindo as linhas de crédito disponíveis através dos fundos regionais e os incentivos fiscais. 

 

Serviço:

 

Evento: Lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo em Minas Gerais

Data: 25/08/2022

Local: Sebrae Montes Claros - Avenida Mestra Fininha, 1448 – Funcionários.

 

Programação:

 

•         08h00 – 09h00 Recepção e Cadastramento dos Participantes

•         08h00 – 09h00 Welcome Coffee

•         09h00 – 09h10 Abertura do evento

•         09h10 – 10h40 Apresentação do Plano de Ação dos Parceiros Institucionais

•         10h40 – 11h40 Interação entre Prefeituras e Parceiros

•         11h40 – 11h50 Assinatura dos Protocolos de Intenções pelos Prefeitos

•         11h50 – 12h00 Encerramento

•         12h00 – 12h30 Visita à exposição de produtos dos município.

 

Texto: Cida Santana

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!