Câmara realiza programação especial em comemoração à semana municipal das artes e tradições culturais
24/08/2022 13:50 em Novidades

A programação homenageia as tradicionais Festas de Agosto e os grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros

 

 

Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal de Montes Claros inicia uma programação especial em comemoração à “Semana Municipal das Artes e Tradições Culturais”, realizada no período de 24 a 31 de agosto.  A data foi instituída pela Lei nº 2.886, de 27/01/2001 (posteriormente alterada pela Lei nº 3.914, de 19/03/2008), a partir do projeto de autoria do então vereador Aurindo Ribeiro.

 

Durante esse período, a sede da Câmara, na rua Urbino Viana, estará enfeitada com as fitas e estandartes das tradicionais Festas de Agosto, em homenagem aos Catopês, Marujos e Caboclinhos. A decoração é uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.

 

O presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, ressalta que esta é a forma de o Legislativo Municipal expressar seu reconhecimento da importância dessa tradição, que faz parte da formação cultural do município. “É também uma manifestação pública do apoio do Legislativo pela valorização e preservação das tradições culturais do Município”, completa. 

 

A homenagem se estende à programação da TV Câmara, que exibirá uma edição especial do programa Câmara Play, com o grupo folclórico Banzé, uma das maiores instituições culturais de pesquisa, preservação e difusão do folclore e das tradições populares brasileiras, e que faz uma trabalho de imersão pelas raízes culturais do Norte de Minas.

 

A TV Câmara também apresenta um compacto da 181ª edição das Festas de Agosto de Montes Claros, a partir dos registros da fotógrafa Silvana Mameluque.

 

Ascom Câmara
COMENTÁRIOS