Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Equipe da Unimontes premiada em 1ºlugar em projeto da Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais (SEDE)
19/07/2021 16:40 em Novidades

A atuação da equipe da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participante do Projeto VUEI - Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), foi agraciada em primeiro lugar em premiação no âmbito da iniciativa. Recebeu ainda duas premiações: menção honrosa professor e menção honrosa aluno. A equipe da Unimontes conquistou o primeiro lugar na categoria “Nascente”.

 O Projeto VUEI buscou estimular, fortalecer o empreendedorismo e a competitividade em universidades públicas e privadas em todo o estado de Minas Gerais, contanto com 22 times participantes. Um deles foi a equipe da Unimontes. Iniciado em setembro de 2020, o VUEI teve sua primeira etapa encerrada no dia 14 de julho, durante a Semana Mineira de Educação Empreendedora, considerada o “Oscar mineiro de empreendedorismo e inovação universitário.

 O time da Unimontes, VUEI-Montes, além da professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, teve como componentes os professores Sidinéia Maria de Souza, Igor Veloso Colares Batista, Nayana Rosa Freire e João Carneiro Neto, e os acadêmicos Gilvan Jesus de Souza, Guilherme Dias, Ana Caroline Caires Pinheiro, Gabriela Cristina Alves Figueiredo, Sabrina Vieira e Henrique Oliva.

 A menção honrosa professor foi conferida à professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, coordenadora de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e diretora executiva da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), além docente do departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDE). A “menção honrosa aluno” foi conquistada por Gilvan de Jesus Souza, matriculado no 8º período do curso de Economia da Unimontes.

 Ao longo desses 10 meses, o Vuei-Montes desenvolveu várias ações e iniciativas, visando novas ideias, negócios e capacidades empreendedoras por parte dos acadêmicos e professores, por meio da conexão entre universidades e o setor privado.

 São exemplos dessas iniciativas: palestras com empreendedores locais, egressos da Unimontes que empreenderam e empresas de renome nacional; cursos sobre programação; apoio a estruturação de empresas juniores; apoio a institucionalização de projetos da própria universidade; ações voltadas a públicos específicos, como alunos de ensino médio de escola pública de Janaúba e Montes Claros e grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

 A equipe procurou trabalhar com atores do ecossistema local de inovação (Norte Valley): apoiando o planejamento do ecossistema do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG e na realização do edital de seleção de projetos inovadores de discentes e docentes de instituições de ensino do Norte de Minas, chamado de Desafio VUEI Norte de Minas. A ação foi realizada em conjunto com o Centro Universitário Funorte, que também participou do projeto VUEI, conquistando o terceiro lugar na categoria “Potencial”. No total foram: 16 lives, 19 convidados para palestras de todo o país, com mais 1.500 visualizações no canal do Youtube da Inemontes Unimontes.

 “O objetivo de todas as ações foi informar sobre a realidade vivida pelo empreendedor, educar as pessoas sobre o tema empreendedorismo e inovação, despertar a comunidade local sobre a importância de inovar e empreender para solucionar problemas econômicos, sociais e ambientais e, em última instância, promover o crescimento e desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da região Norte de Minas”, comemora a professora Sara Gonçalves Antunes.

 A maioria das atividades foi transmitida pela internet e está disponível no canal Inemontes no YouTube. Os materiais, além de compor o ebook de boas práticas do Vuei, deverão ser replicadas por outras universidades. Como resultado da premiação, os integrantes da equipe da Unimontes terão uma imersão online junto à gestão das empresas Arcelor Mittal e Lafaete.

 “Os alunos poderão aprender sobre a gestão dessas empresas. Isso é excelente para a formação e currículo deles. São grandes empresas, de renome nacional e internacional”, avalia a professora Sara Antunes.

 

Ascom Unimontes 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!