Norte de Minas realiza nesta quarta-feira capacitação sobre diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço
12/07/2021 14:33 em Novidades

Nesta quarta-feira, 14, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) realizará capacitação direcionada a todos os profissionais de saúde bucal dos 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas com foco nos seguintes temas: “Câncer de Cabeça e Pescoço: fatores de risco, sinais e sintomas de detecção precoce; Exames complementares: interpretação para manejo do paciente oncológico”. O evento integra a programação do Julho Verde, mês dedicado à prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

A capacitação será realizada por meio de videoconferência, com a participação da cirurgiã dentista e referência técnica de saúde bucal da Superintendência Regional de Saúde, Denise Silveira; do cirurgião do Hospital Dilson Godinho, Lucas Bicalho e da biomédica, Eloá Mangabeira Santos. O link de acesso à capacitação por telefone celular ou computador é o seguinte: https://videoconferencia.mg.gov.br/meeeting/join/#/login?t=y+ABBOXV/cl=

Denise Silveira explica que a capacitação é direcionada a cirurgiões-dentistas que atuam nos serviços de atenção primária dos municípios e nos Centros de Especialidades Odontológicas – (CEOs). O evento também é destinado à participação de auxiliares e técnicos de saúde bucal e a outros profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família.

Para 2020 a estimativa do Instituto Nacional do Câncer – (INCA) era de que seriam diagnosticados no país 15 mil 190 casos de câncer oral, porém foram notificados 16 mil 170 casos. Em Minas Gerais a estimativa inicial era de que seriam diagnosticados 1 mil 620 casos de câncer oral, mas esse número aumentou para 2 mil 260 notificações.

“Essa situação é preocupante, pois no ano passado, devido à pandemia da Covid-19, os serviços de saúde de média e alta complexidade só estavam atendendo casos de urgência. Com isso, a tendência é de que neste ano os casos de câncer de cabeça e pescoço sejam identificados em estágios mais avançados”, observa Denise Silveira.

BUSCA ATIVA

A referência técnica explica que os serviços de atenção primária em saúde dos municípios têm papel de fundamental importância na busca ativa, no diagnóstico precoce e encaminhamento de pacientes para tratamento nos serviços especializados existentes no Norte de Minas. Isso porque, ressalta, entre os principais fatores para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço estão o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, responsáveis por cerca de 80% dos casos. A infecção pelo Papilomavírus Humano – (HPV), má higiene dental e a desnutrição, também constituem fatores de risco para o surgimento do câncer de cabeça e pescoço.

Nesse contexto, Denise Silveira pontua que “os agentes comunitários de saúde que atuam nos serviços de atenção primária se constituem importantes atores no encaminhamento de pacientes para atendimento especializado, visto que conhecem os territórios e o perfil da sua população de abrangência, mantendo com eles boa comunicação, o que é essencial para rastreamentos, orientações e monitoramento dos casos de câncer. Além disso, os serviços de atenção primária são responsáveis pela execução de ações voltadas para a promoção da saúde; melhoria dos hábitos alimentares; combate ao tabagismo; realização de ações voltadas ao autocuidado em saúde bucal; aumento do acesso da população aos serviços de saúde e diagnóstico precoce das lesões pré-malignas”.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!