Encontro Virtual: Novas Configurações familiares” / Diversidade.

SOBRE O EVENTO

Início: 19/08/2021 18:30
Fim: 19/08/2021 20:40

Foi realizado nesta quinta-feira (19), um encontro virtual, via Google Meet, com o tema “Novas Configurações familiares” / Diversidade.

O evento foi mediado pela Coordenadora da Fundação Fé e Alegria, Fernanda Ariele  da Silva, e pelas Educadoras Sociais, Araceli Oliveira e Rayane Amarante.

Cerca de 35 pessoas, entre educandas do Curso de Confecção e Peças Íntimas, adolescentes, famílias e as colaboradoras da Unidade, participaram do encontro.

Na oportunidade, houve a abertura realizada pela Coordenadora da Fundação e na sequência o encontro foi conduzido pela Educadora Social, Araceli Oliveira, que realizou uma dinâmica para lá de especial, para envolver os participantes com o Tema Família. Foram apresentadas várias perguntas, por meio de uma roleta virtual, (-  quem faz da sua família, família, lugar de acolhimento, amor e união, qual a importância da família e a definição da palavra).

 

A formação foi facilitada pela Educadora Social, Rayane Amarante, que trouxe uma pesquisa significativa sobre o contexto familiar, desde as primeiras famílias constituídas, ao significado do termo "família"  que é derivado do latim famulus, que significa "escravo doméstico". O termo, segundo Rayane, foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e à escravidão legalizada.

No direito romano clássico, a "família natural" cresce de importância - esta família é baseada no casamento e no vínculo de sangue. A família natural é o agrupamento constituído apenas dos cônjuges e de seus filhos. A família natural tem, por base, o casamento e as relações jurídicas dele resultantes, entre os cônjuges, e pais e filhos.

Hoje, conforme a Educadora Social,  há outras configurações famílias que se dividem em famílias nuclear ou tradicional, monoparental, ampliada ou extensa, pluriparental ou reconstituída, de escolha e homoafetiva.

De acordo com Rayane Amarante, há também a romantização dos laços familiares, que também pode ser um vínculo que adoece e exclui “a família é a estrutura que possibilita ao ser humano entrar mudo, mas paradoxalmente, é a mesma que pode condená-lo à servidão, ao abuso ou mesmo à morte 9 real ou subjetiva”, -Freud.

Mas também pode ser vínculo de cura que salva, por meio do afeto, do carinho, da proteção, do cuidado, do limite, do carinho, da união, do respeito e do amor, - acrescentou a Educadora Social.

Segundo Marcos Naime Pontes, psiquiatra e terapeuta de família de casal: “O que hoje nós chamamos de novas configurações de família é algo que sempre existiu, embora sem que houve um reconhecimento”. O caminho é o acolhimento. O cuidado com as mães, os pais que não tem filho, enfim com todos os modelos familiares, onde o que mais importa é o laço afetivo e o respeito.

 

 O momento também foi uma troca partilha entre as famílias atendidas da unidade com a Fundação Fé e Alegria. Como o relato da educanda, Marisa Aparecida Silva Reis, que na ocasião falou da importância da família Fé e Alegria, em sua vida; “Eu me recordo quando entrei para Fundação passava por um processo de depressão e aqui foi uma renovação para minha vida e o carinho que recebo de cada funcionária, não tem preço, vocês nos tratam com muito carinho, zelo e amor e considero vocês também como minha família, – disse.

Maria Lucia Dias Oliveira também complementou sobre a importância dos laços familiares. “A família existe onde há amor e mais do que isso o respeito. A Fundação Fé e Alegria faz o tempo todo este resgate de laços importantes para a valorização e vivencia de uma família”.

 

 

Da redação // Fundação Fé e Alegria