Estereótipos de Gênero e Masculinidade Tóxica.Este foi o tema proposto no Encontro Virtual, realizado na noite desta quinta-feira (17), pela Fundação Fé e Alegria / Montes Claros.
O momento foi de muito aprendizado e troca de experiência em torno de temas relacionados ao feminino e sobre o significado de ser mulher.
Mas o que, de fato, estes temas significam? Especialistas classificam a masculinidade tóxica como um braço do machismo que tem como alvo meninos criados para se tornarem homens dominadores e sem características vistas como femininas, como sensibilidade e empatia. Mulheres e meninas, consequentemente, se tornam as vítimas finais dessa violência, tendo suas características e seu gênero vistos como inferiores e mais fracos. Mas, sobretudo, a repetição de tal padrão se torna tóxico para o próprio homem, quem sofre com ele.
E é por isso ser faz necessário enxergar os efeitos nocivos da masculinidade tóxica em si mesmos, em suas relações interpessoais e na sociedade e propor uma desconstrução, e mais do que isso buscar acompanhamentos para que homens e mulheres tenham um novo olhar, postura e atitude sobre gênero e igualdade.